Museu Escola - Unesp Botucatu /SP
Atividades complementares

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

atividade.gif

Algumas idéias de atividades que podem ser desenvolvidas pelos alunos como trabalhos complementares ao conteúdo abordado sobre teia alimentar.
 

ATIVIDADE 1 - Comparar um riacho preservado com um riacho degradado quanto à fisionomia, ressaltando as alterações decorrentes de ações antrópicas.

A visita a um riacho em área urbana poderá evidenciar algumas características próprias de ambientes degradados. Estas características, decorrentes de uma ação antrópica, mostrarão a degradação deste rio, quando comparado a um riacho preservado, como o utilizado para apresentar a teia alimentar (Horto Florestal de Itatinga). 

O riacho urbano pode apresentar:

a) má qualidade da água por falta de saneamento;

b) presença de espuma, óleo e forte odor;

c) redução da mata ciliar;

d) ausência de vegetação marginal submersa;

e) lixo urbano.

retirada da mata ciliar deve reduzir a entrada de alimento no rio proveniente desta vegetação (matéria vegetal e insetos terrestres), além de alterar as características do ambiente (maior aquecimento da água, assoreamento do leito). A ausência de vegetação marginal submersa deve reduzir a diversidade da fauna, pois este constitui um importante local de desenvolvimento do perifiton (importante na dieta de vários animais) e de abrigo para a fauna móvel. 

Fica evidente que esta degradação deve levar a uma redução na diversidade da fauna e, portanto, umasimplificação nas interações tróficas entre os organismos aí existentes, além de salientar a ação do homem como um agente causador de desequilíbrio ambiental. 

Veja abaixo alguns exemplos de riachos com graus variados de alteração ambiental: barreiras impedindo o fluxo regular (à esquerda), efluentes urbanos (ao centro) e desmatamento com pastagem até a margem  (à direita).

foto_Riacho_da_Mata_1_small.jpg

 foto2_Rio_Lavapes_small.jpg

 

 

 

foto3-Riacho_do_Pasto_small.jpg

  

 

Por outro lado, veja alguns exemplos de riachos bem preservados, com manutenção da mata ciliar. 
foto4-Riacho_da_Mata_2_small.jpg foto5-Ribeirao_da_Quinta_small.jpg foto6-Corrego_do_Lobo_small.JPG

 

ATIVIDADE 2 - Formular idéias de como recuperar o riacho degradado, concretizadas na forma de textos, desenhos ou maquetes.

A visita aos dois riachos poderá fornecer o conhecimento básico da estrutura de um riacho preservado e dos efeitos da ação antrópica sobre um riacho urbano. A partir deste conhecimento será possível formular e apresentar soluções para a recuperação do riacho degradado.

Esta atividade poderá ser desenvolvida pelos alunos com montagem de maquetes, elaboração de textos e desenhos.

Como citar:

Autores: Virginia Sanches Uieda,
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=1&pag=10&num=5