Museu Escola - Unesp Botucatu /SP
Outros conceitos

 

Habitat

Habitat é o lugar onde determinado ser vivo está instalado, vive e realiza suas atividades: de se alimentar, se reproduzir, demarcar território etc. É o local no qual uma espécie pode ser encontrada no ecossistema. Por exemplo: os lagos da Amazônia são o habitat natural da Vitória régia e o urso panda tem como habitat natural as florestas de bambu do oeste Asiático. Não se engane, pensando em habitat apenas como uma extensa região. A grande savana africana é, sim, o habitat do leão, mas uma pequena planta pode ser o habitat de um inseto.

 

Nicho Ecológico

O nicho é o “modo de vida” de um organismo em seu habitat natural, ou seja, é representado pelo conjunto de fatores ecológicos adequados ao organismo e as atividades por ele desempenhadas naquele ambiente. Para deixar mais claro, vamos usar um exemplo: o nicho de uma aranha incluirá o que ela come, os seres que dela se alimentam, os organismos que dela vivem próximos e com os quais ela interage. Assim como o nicho de uma roseira será o solo onde ela se encontra, os sais minerais nele presentes, que ela absorve, a umidade do ar e a água presente no solo, a temperatura e a luminosidade locais, as aves que se alimentam do seu néctar e a poliniza, outras espécies ao seu redor... E isso vale para todos os seres vivos. Aliás, espécies diferentes no mesmo habitat podem explorar o recurso do ambiente de formas diferentes.

 

Bioma

É uma unidade, normalmente definida pelo tipo de cobertura vegetal da região, por um clima relativamente uniforme, tem uma formação comum e que abrange também todos os seres vivos da região em questão. Não há um consenso sobre o número de biomas que existe no mundo, isso porque a própria definição de bioma vai variar de autor para autor. Considerando a faixa climática, comumente são citados 11 biomas: florestas tropicais úmidas, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, mediterrâneo, savanas, florestas temperadas de coníferas, tundras, desertos árticos, desertos quentes. O Brasil, com a grande extensão territorial que possui, apresenta diversos biomas, de climas e solos muito variados, mas, principalmente, com diferentes coberturas vegetais. Podemos citar: Bioma Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.

 

Biosfera

É toda a faixa do nosso planeta na qual existe vida. Inclui toda a superfície, indo de aproximadamente 8 Km de profundidade nos oceanos até 8 km acima do nível do mar, incluindo rios, mares, oceanos, lagos, toda a superfície terrestre e também parte da atmosfera. É nela que os seres vivos nascem, crescem, se reproduzem e morrem, e é onde se encontram todos os diferentes habitats e ecossistemas terrestres.

 

Ecótono

É a região de transição, seja de dois ecossistemas (ou mais), seja de duas comunidades. Nessa região é possível encontrar uma alta diversidade, ou seja, um grande número de espécies, já que indivíduos das diferentes regiões se encontram nessa.

Como citar:

Autores:
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=1&pag=12&num=5