Museu Escola - Unesp Botucatu /SP
DSTs

sexo_herpes1.jpg http://herpesdiseasehealth.wordpress.com/category/uncategorized/

HERPES GENITAL

 

Sinônimo: -

Agente: virus simples Tipo 2

 
  

Causado por um tipo de DNA vírus simples, os sinais são a formação de várias vesículas (pequenas bolhas) que se rompem e causam muita dor, tipo queimação e ardência, nos órgãos genitais masculinos e femininos.  Espontaneamente cicatrizam-se e somem. No homem aparecem na glande, corpo do pênis e prepúcio. Na mulher, na vulva, períneo, nádegas, vagina e colo do útero. O virus fica escondido nas raízes nervosas e o sistema imune não consegue localizá-lo. 

Há duas linhagens desse vírus: O tipo1 é o responsável pelo herpes facial e provoca lesões principalmente na região da boca, nariz e olhos; o tipo 2 é o que acomete a região genital. Cerca de 60% das pessoas portadoras do vírus não manifesta qualquer sintoma. 

Como doença viral, não há cura. Hoje, vários medicamentos são usados na tentativa de diminuir o período de manifestação da doença e aumentar o intervalo entre os surtos. Por isso é muito importante tentar manter-se tranqüilo, procurando resolver os possíveis problemas que levam ao estresse. Assim, ela aparece e desaparece espontaneamente, estando ligada aos fatores desencadeantes que conduzem ao estresse (cansaço físico ou mental). Os surtos da doença podem ser de caráter mensal, bimestral, semestral, anual, etc, e a isso denomina-se recidiva. Observa-se que o primeiro surto da doença é quase sempre o mais intenso.

 

 

mundo_mouse.jpg

Para saber mais sobre o herpes genital:

 

Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde

Manual de Bolso das DSTs (em pdf). Baixe o arquivo.

 

Atenção: fotos de forte impacto

http://www.dst.com.br/pag03.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Herpes#Herpes_Genital

Como citar:

Autores: Camila Contin Diniz de Almeida Francia,
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=8&num=1&sub=69