Museu Escola - Unesp Botucatu /SP
DSTs

URETRITE NÃO-GONOCÓCICA

Uretrite é a inflamação ou infecção do canal da uretra (canal que conduz a urina da bexiga para fora do nosso corpo). Quando uma pessoa tem uretrite, apresenta secreção cuja aparência e abundância depende do agente que causa a doença, dor na hora de urinar e, às vezes, sensação de coceira no fim da uretra.  As uretrites acompanhadas por alguma infecção foi causada através de DST. A uretrite gonocócica causa muito desconforto uretral, com dor, ardor, urgência urinária e secreção abundante, esverdeada enquanto as demais uretrites possuem sintomas mais fracos. Mas é comum, a pessoa sentir um mistura de dor para urinar e coceira depois de urinar.

As uretrites “não-gonocócicas” podem ser causadas por Chlamydia trachomatis (forma de uretrite mais comum no mundo), Mycoplasma hominisTrichomonas vaginalis, etc.

Infecção por Chlamydia é preocupante pois como tem sintomas fracos, é difícil de diagnosticar e tratar. Assim, a doença manifesta quando é tarde demais: ao infeccionar o colo do útero e chegando nas nas trompas, provocar a sua inflamação. O processo infeccioso (também causado pela bactéria da gonorréia) pode impedir a fertilização do óvulo ou causar uma gravidez na trompa  (fora de lugar) ao invés de no útero! 

 

 

 

mundo_mouse.jpg

Para saber mais sobre a uretrite:

Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde

Manual de Bolso das DSTs (em pdf). Baixe o arquivo.

Entrevistas do Dr Drauzio Varela sobre Uretrites

Como citar:

Autores: Camila Contin Diniz de Almeida Francia,
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=8&num=1&sub=73