Museu Escola - Unesp Botucatu /SP
Aves

REPRODUÇÃO DAS AVES

bird23.gif

Aves são vertebrados que possuem penas, asas, bicos e botam ovos. São mais de 9.000 espécies com muita diversidade de formas e comportamento: as variações vão do pequeno beija-flor ao enorme avestruz. Apesar de todas as aves terem asa, nem todas voam. É o caso do avestruz, da ema e dos pingüins. Por outro lado, os avestruzes são excelentes corredores e os pingüins, nadadores muito velozes. Muitas espécies de aves são utilizadas na avicultura para a produção, principalmente, de carne e ovos (perus, galinhas, codornas, gansos e avestruz), ou então, são criadas como aves ornamentais (pavão, periquitos e muitas espécies de aves canoras como o canário-da-terra, curió, etc.). Todas as aves praticam fecundação interna e são ovíparas e precisam de um ou ambos os pais para que os ovos sejam incubados até a sua eclosão, ou seja, até o nascimento dos filhotes.

 

Para exemplificar a forma de reprodução das aves, vamos falar sobre a garça-grande-branca (Ardea alba) como o nome diz, é todinha branca, com a exceção do bico que é amarelo. É considerada a mais comuns das garças, sendo encontrada em quase todo o planeta. No Brasil podemos observá-la o ano todo nas margens dos rios e lagos, inclusive nos rios que cortam as cidades. Ela se alimenta de peixes e pequenos anfíbios, pescando-os nas margens dos rios. Além dessa garça, há outras: a garça-branca-pequena (Egretta thula) que é menor e tem bico e pernas escuras. Como essa garça pode ser observada junto com a garça-branca-grande, é confundida como sendo o filhote; a garça-vaqueira (Bubulcus ibis), está sempre associada aos grandes herbívoros como o gado das fazendas. Quando o gado pasta e espalha os insetos que saem pulando ou voando, a garça-vaqueira aproveita e captura-os. Veja as três simultaneamente e faça a comparação.

            ardea_alba.jpg  egretta_thula4.jpg bubulcus_ibis.jpg

 Garça-grande-branca (Ardea alba)  Garça-branca-pequena (Egretta thula)  e Garça-vaqueira (Bubulcus ibis)

http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/accounts/information/Ardea_alba.html
http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/resources/cal_vorn/snowyegret.jpg/view.html
http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/resources/h_c_kyllingstad/cowsandbirds_16.jpg/view.html

 

Na época da reprodução, o macho da garça-grande-branca namora a fêmea exibindo as suas penas decorativas chamadas egretas. Se der tudo certo e a fêmea aceitar o convite, o casal irá construir um grande ninho de gravetos entre os galhos de uma árvore. Depois ocorre o acasalamento, ou seja a cópula. Como nos répteis, os óvulos ficam maduros dentro do corpo da fêmea e não são expelidos para fora como nos peixes anfíbios. Então, para encontrar os óvulos, os espermatozóides que são produzidos pelos machos precisam entrar dentro do corpo da fêmea. O jeito para resolver isso foi o macho montar sobre a fêmea, juntar as aberturas genitais (cloaca) dele com a dela e transferir o sêmen para dentro do oviduto feminino (canal onde os espermatozóides percorrem para encontrar os óvulos). Ocorrem várias cópulas antes da fêmea por de 3 a 6 ovos azul-esverdeados.  Nas aves como nos répteis, para que os embriões se desenvolvam, é necessário que fiquem aquecidos o tempo todo. Assim, a mãe ou o pai se revezam para a incubar (ou chocar) os ovos, sentando-se sobre eles, cuidadosamente. Acabado o período de incubação, os filhotes nascem sem nenhuma ajuda dos pais. Mais uma vez, os pais dividem a tarefa de alimentarem  os filhotes, trazendo peixes e outras iguarias. Veja no álbum de DarleneBoucher  as belas fotos que ela flagrou de um casal de garça-grande-branca no período de reprodução!

 Garca-branca.jpghttp://flickr.com/photos/amaw/sets/72157600176814884/ Álbum 
http://flickr.com/photos/amaw/2281459891/in/set-72157600176814884/ (o namoro)
http://flickr.com/photos/amaw/2284451340/in/set-72157600176814884/ (acasalamento)
http://flickr.com/photos/amaw/472743473/in/set-72157600176814884/ (cuidando dos ovos)
http://flickr.com/photos/amaw/481439594/in/set-72157600176814884/ (a família)

GarcaNinho.jpg

 

origami.jpg

 

Agora que já sabemos o comportamento de reprodução de uma ave, vamos dobrar origamis?

 

 

garca02.gif Garca.gif Garca01.gif
Acasalamento
Ninho com ovos
Alimentando Filhote

Como citar:

Autores: Enio Y. Hayasaka, Silvia Mitiko Nishida,
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=4&pag=26&num=5