Museu Escola - Unesp Botucatu /SP
Mamíferos

REPRODUÇÃO DE MAMÍFEROS

gato15.gifAs principais características que identificam os mamíferos são as glândulas mamárias e a presença de pelos no corpo. As glândulas mamárias são produtoras de leite, um alimento fundamental para o desenvolvimento dos filhotes que acabam de nascer. A quantidade de glândulas mamárias está associado diretamente com o tamanho da ninhada. O leite é um alimento tão completo para os filhotes que eles podem ficar vários dias só tomando o leite. Do leite de outros animais (vaca, cabra, búfala) o ser humano utiliza como bebida e para fabricar vários outros alimentos (manteiga, queijo, creme de leite, etc.).

Podemos dividir os mamíferos em dois grandes grupos:

MAMÍFEROS PROTOTÉRIOS: são ovíparos. Como exemplo temos os monotremados (equidina eornitorrinco). Os filhotes nascem de ovos e após o nascimento, bebem leite!

MAMÍFEROS TÉRIOS: são vivíparos e divididos em dois grupos:

  • Placentários  mamíferos (cão, gato, rato, cavalo, leão, girafa, etc.) cujo embrião cresce dentro do corpo da mãe, no útero, onde recebe nutrição através da placenta que liga o corpo da mãe com o do embrião. Ao invés de incubação (como nos peixesanfíbios, repteis e aves), o processo de crescimento embrionário nos mamíferos é chamado de gestação. Sua duração varia conforme a espécie: 21 dias num rato e 22 meses num elefante. Diz-se que a fêmea gestante está grávida ou prenhe. Pelo fato do desenvolvimento ocorrer dentro do corpo da mãe, o tamanho da ninhada não é grande como no caso das centenas ou milhares de filhotes de vertebrados (peixes e anfíbios) que praticam a fertilização externa. E nós seres humanos? Quem disse que somos mamíferos placentários acertou! Até o nascimento, você foi gestado dentro da barriga da sua mãe durante 9 meses! Depois nasceu e mamou o leite materno, pelo menos uns 6 meses.
  • Marsupiais: as fêmeas possuem uma bolsa chamada marsúpio, dentro da qual estão as glândulas mamárias produtoras de leite. A gestação é muito curta e os filhotes completam o desenvolvimento embrionário dentro do marsúpio até o desmame.   Exemplo de marsupiais:canguru, coala, diabo-da-tasmanha, gambá,etc.

 

ornito2.jpg kangroo.jpg gato_amamenta_ok.jpg
Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)       Cangurú (Macropus fuliginosus)             Gato (Felis sylvestris)    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ornithorhynchidae-00.jpg (ornitorrinco)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marsupial (Canguru)
http://pro.corbis.com/search/Enlargement.aspx?CID=isg&mediauid={29C57046-59CE-452C-B2C8-35D0640F23F9} (gato)

Entre os mamíferos placentários estão vários que foram domesticados pelo ser humano, isto é, se tornaram dependentes da nossa criação e nos fornecem alimento (carne e leite) e outros produtos (couro e lã). Além disso, ou realizam serviços como animais de carga ou são criados como animais de companhia. O cachorro foi o primeiro animal a ser domesticado, seguido depois pelo carneiro, cabra, gado bovino, porco e o gato. 

 

Comportamento reprodutivo do cão

O cão, considerado o "melhor amigo do homem" foi domesticado há uns 100 mil anos. Desde então o ser humano, por pura vaidade, vem realizando cruzamentos selecionados para produzir uma enorme diversidade (mas artificial) de  cães. São mais de 400 "raças" diferentes. Clique aqui para ver algumas das raças. Os cães reproduzem-se duas vezes por ano. Quando chega o período da reprodução, os machos ficam interessados pelas fêmeas e dizemos que elas estão no cio. Esse interesse temporário dos machos, somente na época de reprodução pelas fêmeas, acontece nas gatas, ratas, éguas, vacas, leoas mas não nas mulheres. Nas cadelas, o cio dura em torno de 10 dias. Somente nesse período, ela estará fértil com óvulos maduros para serem fertilizados.  O macho com o seu olfato extremamente aguçado pode encontrar uma fêmea no cio, a quilômetros de distância. Como em todos os mamíferos cuja fecundação é interna, se a fêmea aceitar o convite, ela deixará o macho montar para que ocorra a transferência do sêmen para dentro do seu corpo. O período de desenvolvimento do filhote dentro da barriga da mãe chama-se gestação e dizemos que a mulher está grávida e que as fêmeas de outros mamíferos estão prenhez. A prenhez da cadela dura cerca de 9 semanas e ela costuma dar a luz de 4 a 9 filhotes que ela cuida sozinha.  

 

              dog_namora.JPGdog_amamenta.JPG 

http://www.dkimages.com/discover/DKIMAGES/Discover/Home/Animals/Mammals/Carnivores/Reproduction-and-Development/Domestic-Dogs/Mating/Mating-10.html (macho e fêmea, antes do acasalamento);
http://flickr.com/photos/foxygreenphotos/314719119/ (fêmea amamentado a prole)

Casa.jpg

Outro animal doméstico que acompanha o ser humano ao longo da história é o gato. Veja aqui uma seqüência de fotos do comportamento de acasalamento do gato. Como na maioria dos mamíferos, a mãe além de amamentar, cuida sozinha da prole. Veja uma foto de uma mãe dando à luz.

 

origami.jpg

Agora que terminamos o estudo sobre o comportamento reprodutivo dos animais vertebrados, termine a sua coleção de origamis, aprendendo a fazer o gato! Bom divertimento!

cao.gif Gato.gif ratos.gif
Cão
Gato
Rato

Como citar:

Autores: Enio Y. Hayasaka, Silvia Mitiko Nishida,
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=4&pag=26&num=6