ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Algumas idéias de atividades que podem ser desenvolvidas pelos alunos como trabalhos complementares ao conteúdo abordado sobre teia alimentar.
ATIVIDADE 1 - Comparar um riacho preservado com um riacho degradado quanto à fisionomia, ressaltando as alterações decorrentes de ações antrópicas. A visita a um riacho em área urbana poderá evidenciar algumas características próprias de ambientes degradados. Estas características, decorrentes de uma ação antrópica, mostrarão a degradação deste rio, quando comparado a um riacho preservado, como o utilizado para apresentar a teia alimentar (Horto Florestal de Itatinga). O riacho urbano pode apresentar: a) má qualidade da água por falta de saneamento; b) presença de espuma, óleo e forte odor; c) redução da mata ciliar; d) ausência de vegetação marginal submersa; e) lixo urbano. A retirada da mata ciliar deve reduzir a entrada de alimento no rio proveniente desta vegetação (matéria vegetal e insetos terrestres), além de alterar as características do ambiente (maior aquecimento da água, assoreamento do leito). A ausência de vegetação marginal submersa deve reduzir a diversidade da fauna, pois este constitui um importante local de desenvolvimento do perifiton (importante na dieta de vários animais) e de abrigo para a fauna móvel. Fica evidente que esta degradação deve levar a uma redução na diversidade da fauna e, portanto, umasimplificação nas interações tróficas entre os organismos aí existentes, além de salientar a ação do homem como um agente causador de desequilíbrio ambiental. Veja abaixo alguns exemplos de riachos com graus variados de alteração ambiental: barreiras impedindo o fluxo regular (à esquerda), efluentes urbanos (ao centro) e desmatamento com pastagem até a margem (à direita). |
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Por outro lado, veja alguns exemplos de riachos bem preservados, com manutenção da mata ciliar. | ||
ATIVIDADE 2 - Formular idéias de como recuperar o riacho degradado, concretizadas na forma de textos, desenhos ou maquetes. A visita aos dois riachos poderá fornecer o conhecimento básico da estrutura de um riacho preservado e dos efeitos da ação antrópica sobre um riacho urbano. A partir deste conhecimento será possível formular e apresentar soluções para a recuperação do riacho degradado. Esta atividade poderá ser desenvolvida pelos alunos com montagem de maquetes, elaboração de textos e desenhos. |
Autores:
Virginia Sanches Uieda,
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=1&num=5+&pag=10