Apresentação |
Este Guia de Aves exemplifica a diversidade de um táxon. Aproveitamos o material fotográfico obtido dos projetos de levantamento e monitoramento de avifauna do município de Botucatu, resultantes de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do Laboratório de Etologia do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências. ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BOTUCATU : CLIQUE AQUI! Quero saber sobre a Biologia das Aves. |
|
Autores das fotos: Camila Padula, Daniel Pagnin, Gustavo Toledo Bacchin, João Pedro Salvador Boato, Lais Freitas Lopes, Lucas Monteiro de Melo, Silvia Mitiko Nishida e Victor Antonelli. Em especial, agradecemos aos colaboradores externos profundos conhecedores das aves da região e que autorizaram o uso das imagens neste Guia: José Carlos e Rodrigo S. Oliveira Carvalho.
|
Locais de observação em Botucatu:
Estado de conservação. Todas as espécies biológicas evoluiram em habitats característicos. Algumas espécies são mais resilientes do que outras, ecologicamente falando, às alterações ambientais, sendo muito sensíveis às alterações antrópicas. As mudanças nas paisagens naturais provocadas pelo ser humano (urbanização, construção de estradas, pastagens, campos agrícolas, usinas hidrelétricas, mineração, etc.) reduziram, significativamente, os biomas remanescentes que ficaram fragmentados e sem conexão entre si. Várias espécies "invadiram" as áreas urbanas à procura de recursos e se deram bem (bem-te-vi, coruja-buraqueira, corruíra, sabiás, etc.) mas outras estão com suas populações naturais, perigosamente em declínio e ameaçadas (como o chupa-dente). Usamos a classificação do estado de conservação para cada espécie de acordo com os critérios padronizados pela União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Saiba mais aqui.
O texto sempre fará referência ao habitat da espécie. Veja abaixo um esquema representando, didaticamente uma paisagem para indicar a ocorrência mais provável da ave em seu ambiente.
Autores:
Data Publicação: 18/03/2017
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=4&num=1+&pag=57