Ordem Charadriiformes

Este grupo possui muitas Famílias, cuja maioria tem hábitos aquáticos como os maçaricosgaivotasquero-querosjaçanãs, etc. Em Botucatu, registramos:

Família Charadriidae: Representada pelo quero-quero, uma das aves mais populares do Brasil. Nidificam em uma depressão no solo; os ovos têm formato semelhante ao de um pião, dificultando que rolem para fora do ninho. Quando se sentem ameaçadas, essas aves são muito agressivas, podendo atacar o invasor.

Família Recurvirostridae: É a família das aves coletivamente conhecidas como pernilongos por causa da perna longa como o pernilongo-de-costas-brancas.

Família Scolopacidae: reúne várias espécies de maçaricos como maçarico-solitário.

Famíia Jacanidae: as aves desta família possuem o corpo leve, pernas longas e dedos proporcionalmente mais longos e abertos e o polegar dotado de unha longa. Tais aracterísticas ajudam a distribuir melhor o peso do corpo, facilitando o caminhar sobre a vegetação flutuante, sem afundar. Assim a jaçanã parece flutuar sobre a água.

Data Publicação: 31/10/2016
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=4&num=12+&pag=57