Ordem Cuculiformes

A Ordem Cuculiformes possui uma única Família, Cuculidae, onde estão representados os anus, almas-de-gato, saci, entre outros. O corpo destas aves é franzino e cauda comprida.Os machos e as fêmeas são praticamente indistinguíveis.

São essencialmente carnívoros e alimentam-se de gafanhotos, percevejos, aranhas e miriápodes. A maioria desce ao solo para caçar suas presas sendo hábeis em pular e correr pela gramínea ou então entre os galhos e ramagens das árvores.

Os anús são aves sociais e vivem em pequenos grupos familiares. Fazem tudo juntos e vocalizam bastante. A noite, empoleiram-se enfileirados, uns encostados nos outros.

Há espécies que parasitam outras aves para que os filhotes sejam criados, como o saci e o peixe-frito. Num outro extremo estão os anús que fazem ninhos coletivos e todos cooperam no cuidado da prole.

Em Botucatu, registramos alma-de-gato, papa-lagarta-acanelado, anú-preto, anú-branco, saci,  e o peixe-frito-pavonino.

Data Publicação: 04/02/2016
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=4&num=14+&pag=57