Ordem Anseriformes

Os Anseriformes possuem duas famílias: os Anatidae e Anhimidae. Estão muito bem adaptados à vida aquática, possuindo dedos dos pés interligados por membranas que funcionam como remos. A plumagem é espessa e impermeável, protegendo a ave do frio e de se encharcarem. A impermeabilidade é devido à abundante secreção de substância gordurosa produzida pela glândula uropigial. Com o bico o óleo é cuidadosamente espalhada nas penas.

De um modo geral, os anatídeos alimentam-se, preferencialmente, de plantas aquáticas. Quando estão à procura de alimento, nadam com a cabeça e o pescoço dentro da água. Algumas espécies possuem carúnculas ou saliências carnudas e avermelhadas que são mais evidente nos machos. O som produzido (gransnados) lembram assopros.

Em Botucatu foram registradas 5 espécies de anatídeos (irerê, pato do mato, pé-vermelho, asa branca e marreca de bico roxo) e uma de aminídeo (anhuma).

Curiosidade: você sabia que o Pato Donald, personagem de quadrinhos, na verdade não é um pato, mas sim, um marreco?

Data Publicação: 10/10/2016
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=4&num=3+&pag=57