Ordem Passeriformes VI

Entre as aves, a Ordem dos Passeriformes é a mais numerosa e a mais diversificada representando mais de 50% das espécies. Desta forma, para facilitar a consulta sobre os Passeriformes que ocorrem no município de Botucatu, foram dividida em 6 subgrupos: Passeriformes I, II, III, IV, V, VI e VII.

Esta seção é a do grupo Passeriformes VI que compreende a Família Thraupidae: os tiês, sanhaços, sairas. São registradas no mundo 406 espécies e no Brasil podem ser enoctradas 157. Em Botucatu registramos 40 espécies.

Entre os traupideos que cairam no gosto popular estão as espécies canoras mais cobiçadas como o curió, bicudo, trinca-ferro, coleirinha e o canário-da-terra. Infelizmente, estão ameaçadas o curió e o bicudo.

Já o sanhaço-cinzento, cambacica e a saíra-amarela são comuns em nossos jardins e quintais.

Muitas espécies possuem penas de cores deslumbrantes.

Data Publicação: 29/04/2017
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=4&num=31+&pag=57