Ordem Cathartiformes

Esta Ordem possui uma única Família: Cathartidae. Reúne os urubus e os condores que têm hábito necrófago (alimentam-se de carcaças de animais) restritos às Américas. Os populares abutres só ocorrem na África, Europa e Ásia e pertencem à ordem dos FALCONIFORMES.

Os catartiformes possuem bicos fortes e aduncos adaptados para desprender e rasgar a carne dos ossos. São tão hábeis que remove, mais de 90% da carne das carcaças. Assim, são ecologicamente conhecidos como faxineiros da Natureza.

As aves dessa Ordem têm como características típicas, a cabeça e o pescoço sem penas. Aqui em Botucatu a ocorrência de urubu-de-cabeça-preta é muito abundante.

Quem já não viu bandos de urubus voando em círculos, cada vez mais para cima? É assim que ganham altitude, pegando carona com as correntes de ar quente que sobem. Assim, os urubus não precisam bater tanto as asas e economizam energia!

Autores:
Data Publicação: 28/10/2016