Museu Escola - Unesp Botucatu /SP
Sistema Renal

 Homeostasia e o Meio Interno

 

O termo homeostasia é formado pelos radicais gregos homeo (o mesmo) e stasis (ficar) e foi criado pelo fisiologista americano Walter Canon. Os sistemas funcionais de todos os órgãos e tecidos atuam  em harmonia, confirmando a teoria básica  de que o corpo é uma verdadeira balança, que deve  estar sempre equilibrada para funcionar apropriadamente. Claude Bernad, outro fisiologista, definiu a homeostasia como processo continuo de busca de um estado de equilíbrio dinâmico do meio interno, onde vários parâmetros biológicos seriam regulados ou controlados dentro de limites muito estreitos.

 

O corpo de todos os organismos possui um meio interno separado do ambiente externo. O corpo dos seres vivos é basicamente formado de liquido, uma solução em meio aquoso onde há vários solutos (composto de moléculas e íons). O fluido corporal que banha as células apresenta características peculiares que devem ser mantidas bem reguladas. O rim tem a importante missão de regular o teor de água e de sais. Vejamos como estão distribuídos os fluidos corporais.

 

A água total do organismo e a sua compartimentalização

 

A água é o solvente universal. É o elemento mais abundante no corpo e sua quantidade varia de 40 a 75% do peso corporal.  A água total do organismo (ATO) está dividida em dois compartimentos: no líquido intracelular (LIC) que corresponde à 2/3 da ATO e o líquido extracelular (LEC), que corresponde aos 1/3 restante.

 

 

A quantidade total de água varia em função da idade. Veja o esquema abaixo:

 

 

A importância biológica está está em participar da regulação da temperatura corporal, nas reações de hidrólise, na eliminação de toxinas, no transporte de oxigênio, na lubrificação das articulações e colabora na manutenção da homeostasia corporal, bem como aumenta a saciedade precoce reduzindo o apetite (coadjuvante de dietas de emagrecimentos uma vez que não possui caloria nem gordura).

Como citar:

Autores: Maria José Queiroz de Freitas Alves,
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=6&sub=13