Museu Escola - Unesp Botucatu /SP
Músculos: Como nos movimentamos?

Maratona

 

Os esportes e as atividades físicas fazem parte da humanidade desde a Antiguidade Clássica: você conhece como surgiu a Maratona?

 

 

 

“Qual é o objetivo de correr? Nenhum, apenas quero continuar a correr. Não tenho outra finalidade além de continuar a correr enquanto puder. Corro para viver. Não posso viver de outra maneira.” http://maratona.blogs.sapo.pt/2091.html

 

 

Diz a lenda grega que essa modalidade, uma das mais antigas do mundo, surgiu no sacrifício de um herói. Não há um registro certo, mas conta-se que em 490 a.C, na época das Guerras Médicas, os persas, invadindo a Grécia, iriam atacar Atenas, que na época era a capital grega. Na Planície de Marathóna, os soldados atenienses estavam em desvantagem.

 

Há duas versões do quanto correu o soldado Pheiddipides, escolhido pelo general Milcíades, por ser o melhor corredor, para percorrer correndo a distância entre a Marathóna e Atenas.

Na versão mais comum, conta-se que Pheiddipides primeiro correu a Atenas, um distância de 40 km aproximadamente, para pedir reforços, voltando para a batalha (+ 40km) com 10 mil soldados. Depois disso, com a vitória dos atenienses sobre os persas, ele correu novamente a Atenas para dar a notícia. Tudo o que conseguiu dizer quando chegou foi “Νενικήκαμεν” que significa “vencemos” e então caiu morto.  O detalhe é que não só foi percorrida uma distância de 40 km, mas deve-se considerar, além de tudo, que o terreno grego não é totalmente plano, pelo contrário, muito acidentado o que dificulta a corrida e aumenta o esforço feito.

 

Outra versão, porém de grande relevância, pois se baseia em relatos do famoso historiador grego Heródoto, é ainda mais incrível. É dito que tal soldado foi na verdade pedir ajuda aos espartanos, distantes de Atenas mais de 200 quilômetros. Depois de dois dias correndo, Pheiddipides chegou a Esparta e teve seu pedido negado, pois os espartanos estavam em festival para deusa Artemis. Voltando para Atenas (+ 200 km), Pheiddipides levou a má notícia e com isso os atenienses resolveram realizar um ataque rápido aos persas e pegá-los de surpresa. Os persas estavam acampados a 40 km de Atenas, mas os atenienses chegaram tão rapidamente que eles não tiveram chance. Ou seja, não era apenas Pheiddipides que tinha um bom preparo físico como corredor e a corrida teve grande importância na vitória de Atenas.

Estátua de Pheidippides ao longo da Estrada Maratona

Mas o herói da história é Pheiddipides que correu de volta a Atenas com o resultado da batalha; ele conseguiu dizer apenas uma palavra e caiu morto.

 

            
Você sabia?

 Depois de muito tempo, os organizadores dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em homenagem a esse herói grego, criaram a prova de Maratona que a princípio era de 40 km. A competição foi realizada a primeira vez nas Olimpíadas de 1896, em Atenas. Atualmente a prova consiste em 42,195 km. O acréscimo de 2,195 km foi realizado e oficializado nas Olimpíadas de 1908, em Londres, para que a família real britânica pudesse acompanhar o início da prova do jardim do Palácio Windsor. Até essa época a distância variava, mas sempre estava próxima de 40 quilômetros. As mulheres entraram na competição de maratona olímpica oficialmente em 1984 e a prova foi vencida pela americana Joan Benoit com 2h24min52.

 

 

 

Algumas questões podem ser levantadas com essa história. Com certeza a morte  de Pheiddipides está relacionada ao ENORME esforço que fez, mas como isso aconteceu? E o que os músculos têm a ver com isso?

 

 

É importante saber que é necessário um preparo físico adequado para competições de maratona: soldados atenienses eram preparados para correr.  Para se movimentar é preciso que os músculos do nosso corpo trabalhem e para isso tem que ter energia para ser consumida! Os músculos e o nosso corpo devem estar adaptados para exercícios dessa magnitude. Pheiddipides, embora tenha conseguido resistir e correr tamanha distância, o esforço foi demais para ele, que acabou esgotando toda a sua energia durante o exercício, o que causou sua morte.

O nosso corpo deve estar preparado de uma forma diferente para cada tipo de exercício, a fim de permitir a realização da atividade com eficiência. Para percorrer grandes distâncias, como nosso herói Pheiddipides, é necessário boa resistência. Mas há também competições de curtíssima distâncias, como 100 m rasos, cuja finalidade é a medida de velocidade e força e não resistência.

 

 Compare o tempo gasto na tabela:

 veja cada tipo de corrida  e os campeões de cada modalidade.

 

Prova olímpica

Distancia percorrida

Recorde

Campeão/ano

Curta distância

100m

Masculino: 9.58 s

Usain Bolt, Jamaica

Berlim, Alemanha, 20091

Feminino: 10.49 s

Florence Griffith-Joyner, EUA

Indianópolis, EUA, 19882

Média distância

400 m

Masculino: 43.18 s

Michael Johnson, EUA

Sevilha,Espanha, 19993

Feminino: 47.06 s

Marita Koch, Alemanha

Canberra, Austrália, 19854

Maratona

42.195 m

Masculino: 2h03.38 s

Patrick Makau Musyoki, Kenia

Berlim, Alemanha, 20115

Feminino: 2h15.25 s

Paula Radcliffe, Inglaterra

Londres, Inglaterra, 20036

1 Campeonato Mundial de Atletismo

2 Jogos Olímpicos de Seul

3 Campeonato Mundial de Sevilha

4 Copa do Mundo de Atletismo

5 Maratona de Berlim

6 Maratona de Londres

    

O que podemos ver é que existem diferentes exercícios que podem ser realizados conforme diferentes propriedades musculares. Quais são as características musculares que se diferenciam na realização de diversos exercícios? Clique aqui para explorar essa questão.

 

 

 

Outro aspecto interessante é a diferença entre homens e mulheres. Você percebeu que existem diferenças na realização de atividades entre os gêneros?

 

Você sabe por que isso acontece? O que difere entre homens e mulheres em relação aos músculos?

 

 

 

Quem é mais forte: o homem ou a mulher?

Uma novidade para quem não sabe: isso é lenda!

O que acontece na verdade e o que diferencia os homens e as mulheres é sua composição hormonal: homens tem mais TESTOSTERONA e mulheres tem mais ESTRÓGENO e PROGESTERONA. Esses são os hormônios sexuais responsáveis por todas as mudanças que ocorrem no nosso corpo no período da puberdade e nos difere em pessoas com caracterísicas masculinas ou femininas. Veja mais em Fisiologia da Reprodução.

Por causa desses hormônios os homens tem maior quantidade de massa muscular, enquanto as mulheres, maior deposição e diferente distribuição de gordura (responsável por suas curvas). Então, tendo mais massa muscular, EM PRINCÍPIO o homem é mais forte e tem melhor desempenho no que diz respeito a atividades físicas que são nada menos do que usar os músculos. PORÉM, isso pode mudar. Se tratatando de músculos e massa muscular, essas caracterísicas podem ser adaptadas, como já foi tido, com TREINO!

Veja mais sobre fisiologia do exercício aqui!

 

Como citar:

Autores: Jaqueline Ramalho, Juliana Irani Fratucci de Gobb, Lucia Regina Machado da Rocha, Silvia Mitiko Nishida,
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=3&sub=24