Museu Escola - Unesp Botucatu /SP
Fisiologia da Reprodução

Capítulo II  As pessoas mudam...

Essa semana, na aula de educação física, os meninos tiveram que dividir o espaço com o time feminino de vôlei, pois a quadra que as meninas da turma usam estava em reforma. Eles estavam um pouco frustrados por ter que dividir seu espaço.

-Ai, aquelas meninas rindo o tempo todo me atrapalhou hoje. – Disse o Léo, com uma cara de bravo.

-Sim, foram elas, por isso nós marcamos 8 gols em você, não é Dan?

-Não sei não Lui, acho que ele é ruim assim mesmo! Mas eu não posso discordar que elas foram uma distração e tanto.

-Eu não achei – disse o Julinho.

-Só porque você namora a vida inteira e a Manu não joga vôlei!

Todos riram. Julinho era o único da turma que namorava e os meninos não eram muito a favor disso. Alguns não se metiam, como o Lui, mas o Danilo é uma história diferente...

-Sai dessa vida Julinho, pra que ficar namorando, se você pode aproveitar todas as oportunidades?

-Que coisa Dan, eu já falei muitas vezes que eu não quero aproveitar nada, eu gosto da Manu e pronto. O Lui entende, não é Lui?

-Lui?

-Luuuuuuuuuuuuuuiiii?

O Danilo teve que dar um tapinha na cabeça dele pra ele voltar pra realidade.

-Onde é que você estava, hein Lui? – Perguntou o Dan.

-Eu sei! – Disse o Caio - ele estava lá no treino de vôlei, olhando pra Ana!! - antes que o Lui pudesse responder qualquer coisa.

Lui ficou completamente sem jeito. Como é que o Caio tinha reparado nisso? Justo ele?

Caio era o menino mais popular da turma, o bonitão, rico e inteligente, que não fazia esforço nenhum pra conseguir o que queria e se achava a melhor pessoa do mundo, mas que todos eles sabiam que ele não era nem um pouco confiável. Era a única pessoa que o Lui preferia excluir do seu círculo social, mas ele era o irmão da Vivi, sua meelhor amiga, então ele não tinha muito o que fazer a respeito dele. Como eles podiam ser gêmeos e, no entanto tão diferentes, Lui não fazia ideia. Vivi e Caio são irmãos gêmeos mas se desenvolveram, cada um, de óocitos diferentes cada qual fecundado por espermatozoides diferentes.  

- Você não tem nada com isso Caio!!

- Então é verdade Lui? Você está afim da Ana? – O Julinho teve a coragem de perguntar o que nenhum dos outros meninos teve.

- Não sei.. É que ela está diferente, mais bonita, eu acho. Olho para ela e o coração dispara e a mão fica suando! Ah sei lá?? Dá vontade de ficar olhando para ela o tempo todo.

- Ahaaaaaaaaaaannnn.. O Luui tá apaixonadiiiiiinho!!!

- Fica quieto Danilooo!!! E os dois começaram a lutar de brincadeira e, como sempre acontecia, o Lui ganhou e o Dan ficou com a cara amarrada.

O sinal tocou e quando eles saíram do vestiário o Lui deu de cara com a Ana. Ele ficou sem jeito, deu um sorrisinho e saiu quase correndo pra pegar sua bicicleta. Ela não entendeu nada e todos os outros meninos caíram na gargalhada.

 

Enquanto ia pra casa ele não conseguia parar de pensar na Ana. O que será que tinha acontecido? Ela tinha mudado bastante: estava mais alta, com mais curvas pelo corpo, seios fartos e os quadris estavam maiores. Aqueles olhos azuis penetrantes, isso não tinha mudado...Era a mesma Ana, que estudou com ele desde o jardim de infância, que foi em todas as suas festas de aniversário, mas que sempre enchia seu saco até ele perder a paciência?

Em casa, no seu quarto, seus pensamentos voavam entre o vôlei e a Ana...e quando lembrou das suas curvas teve uma ereção. Ficou sem jeito...e também reparou que ele próprio estava mudando: a voz ficando mais grave, os pelos do corpo engrossando e ficando mais longos, especialmente nas axilas, genitais, pernas... notou que estava ganhando altura e mais massa muscular. Foi se olhar no espelho e também começou a se lembrar das aulas da professora de Biologia, sobre quando ela falou de puberdade e também de como ocorre a ereção. Então, riu sozinho foi para a cama e tentou dormir. 

 


teacher2 A aula sobre Puberdade

 

O que é puberdade? É o período da óvida em que o corpo humano sofre profundas transformações anatômicas, fisiológicas e psicológicas. Tanto o corpo masculino como o feminino preparam-se para a reprodução, tornando-os aptos para deixar descendentes. Nos meninos a voz torna-se mais grave, as espinhas começam a povoar a face, assim como a barba e as meninas tornam-se atraentes. Nas meninas os seios começam a crescer e os quadris se largam afinando-se a cintura e os meninos? Ah, eles tornam-se o assunto principal e o modo de olhar para eles também. E a puberdade feminina é marcada pela menarca (primeira menstruação).

Mas esta fase não é nada fácil. É uma fase de transição em que ainda não está claro se ainda é uma criança ou um adolescente. Mas por que isso tudo acontece?

Hormônios Sexuais

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas do nosso corpo. Nos meninos, os testiculos são glândulas endócrinas produtoras de testosterona, hormônios sexuais tipicamente masculinos.  E nas meninas, os ovários são as glândulas endócrinas femininas correspondentes que produzem estrógenos. Quando chega a puberdade os hormônios sexuais começam a ser produzidos e cada um produz mudanças amplas no corpo dos meninos e das meninas. 

Nos meninos ocorre:

  • Aumento da espessura dos pelos nas axilas, na região pubiana e torácica.
  • Crescimento de pelos faciais, caracterizando a barba.
  • Oscilação e depois o engrossamento da voz.
  • Desenvolvimento da massa muscular.
  • Alargamento dos ombros.
  • Aumento do tamanho do pênis e do saco escrotal.
  • Início da produção de espermatozoides.
  • Aparecimento de acne

 

 E nas meninas ocorre:   

  • Início do ciclo menstrual.
  • Aumento da espessura dos pelos nas axilas e na região pubiana.
  • Desenvolvimento das mamas.
  • Aumento da deposição de gordura nos quadris, coxas e seios.
  • Expansão óssea da bacia.
  • Aparecimento de acne

 

 

Graças aos respectivos hormônios, testosterona e estrógeno, os meninos e as meninas ganham aparência típica e começam a produzir espermatoizoides e oócitos. Quando o oócito e o espermatoizide se encontram e se fundem, ocorre a fecundaçao que dará origem a uma nova célula (zigoto) que se tornará um futuro embrião, potencialmente um novo ser humanoe começa a se dividir. 

 

A puberdade é, na verdade, a maturidade sexual dos indivíduos, e a partir desse momento eles podem se reproduzir. Assim que você entra nessa fase acontece o despertar do interesse sexual, logo, as descobertas sexuais começam, assim como o envolvimento entre os jovens. No entanto vale lembrar que ter a maturidade sexual para gerar um bebê não significa ter a maturidade psíquica para formar uma família, pois seu corpo começa a se desenvolver um pouco mais rápido que sua mente. 

Se prevenir é fundamental, e não significa que “na primeira vez nunca acontece!”, pois acontece sim! Pode ocorrer uma gravidez indesejada, mas, além disso, as doenças sexualmente transmissíveis estão ai, presentes no dia a dia de todos, e não fazem distinção de idade. Sendo jovem ou mais velho, com uma vida sexualmente ativa você tem a mesma possibilidade de adquirir alguma doença venérea se não se prevenir.

 


 teacher2 A aula sobre ereção

 

Bom gente, é um assunto bem embaraçoso, então deixem as piadinhas pra depois, hein? – A classe riu, mas se comportou, afinal, todos queriam saber sobre sexo.

 

A ereção humana é produzida por estímulos, como os visuais e táteis, além disso os pensamentos e cheiros, podem produzir sinais, que causam a excitação – O Danilo não se aguentou e fez uma gracinha, mas a professora Paula chamou a atenção na hora.

 

 Esses sinais se dirigem ao SNC (Sistema Nervoso Central) e este vai enviar para o pênis, através de impulsos nervosos e hormônios, um sinal que indica que ele deve ficar ereto.

 

Como isso acontece, vocês sabem? – Perguntou a professora.

 

Como ninguém respondeu ela continuou – A musculatura das artérias do pênis relaxam, fazendo com elas se dilatem e proporcionando a entrada de sangue, o aumento doo volume sanguíneo no interior das artérias fará as veias se comprimirem, impedindo que o sangue saia do pênis e este relaxe.

Todos riram muito, mas logo voltaram a ficar quietos, pois a aula estava interessante.

Com a dilatação das artérias, o fluxo sanguíneo vai aumentar, e encher os corpos cavernosos e esponjosos  e isso causará a ereção, como vocês podem ver na figura abaixo.

A ereção pode acontecer também sem estímulo perceptível, como ocorre durante o sono. Quando o impulso nervoso passa pela medula, é capaz de ativar o sistema reflexo do pênis. Esses ereções no entanto não “funcionam” para a penetração, ela acontece para oxigenar melhor o pênis durante a noite.

- A pergunta mais importante, por que os homens precisam ter ereção peniana?

E novamente ninguém respondeu, nem mesmo o Danilo.

Sem a ereção o pênis não consegue penetrar na vagina da mulher. Isso é necessário pois os espermatozoides devem ser depositados na porção final da vagina, próximo ao colo do útero, para que o deslocamento dos espermatozoides até a tuba uterina seja mais rápido.

- Agora uma curiosidade, vocês sabem a quantidade de espermatozoides em uma ejaculação? 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade normal é de 40 milhões de espermatozoides por ejaculado ou 20 milhões por ml de sêmem. E só um deles vai fertilizar o óvulo.

Interessante, não é mesmo?                     

 

 

 

Como citar:

Autores: Carolina Silva Coutinho, Clélia Akico Hiruma Lima, Lucia Regina Machado da Rocha, Silvia Mitiko Nishida,
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=4&sub=47