Sistema Cardio-circulatório

Como é constituída nossa circulação?

O sistema cárdio-circulatório humano é fechado duplo, ou seja, o sangue não sai da rede de vasos sanguíneos, sendo que o sangue percorre um sistema de tubos no sentido do coração para os tecidos e dos tecidos de volta para o coração. Nosso coração é dividido em dois sistemas em paralelo. Como se tivéssemos 2 corações: coração direito e coração esquerdo.

Do lado do coração esquerdo temos início a circulação sistêmica ou grande circulação que é a parte do sistema circulatório que transporta o sangue mais rico em O2 para todo o organismo, retornando sangue mais rico em CO2 para o coração.

O sangue do ventrículo esquerdo entra na artéria aorta é distribuído para todo o organismo, retornando ao átrio direito pelas veias cavas superior e inferior. Na figura podemos observar o sentido do fluxo de sangue.  Portanto, a grande circulação inicia-se no ventrículo esquerdo e termina no átrio direito.

Do lado do coração direito temos início a circulação pulmonar ou pequena circulação  que é a parte do sistema circulatório que transporta sangue mais rico em CO2 para os pulmões, onde através de difusão o O2 (processo chamado hematose ou trocas gasosas nos pulmões) entra no sangue para ser transportado e o CO2 é excretado. O sangue mais rico em O2 retorna ao coração através das veias pulmonares para dar início a um novo ciclo da grande circulação. Assim, a pequena circulação é uma circulação coração-pulmão-coração, inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.

O bom desempenho do sistema cárdio-circulatório é fundamental para a manutenção da saúde do nosso corpo. Cerca de 30% das internações do SUS (Sistema Único de Saúde) decorrem do mal funcionamento do sistema cárdio-circulatório. Entender alguns dos principais distúrbios deste sistema pode colaborar na prevenção e tratamento, vamos focar atenção em dois destes distúrbios:

Autores: Juliana Irani Fratucci de Gobb, Paloma Grazielle Bittencourt da Silva,
Data Publicação: 00/00/0000