Ciclo Cardíaco

São os eventos elétricos e mecânicos que se repetem a cada batimento cardíaco, iniciado após a geração espontânea do potencial de ação no NSA, dura aproximados 0,8 segundos no repouso. Estes eventos compreendem resumidamente, 5 fases:

1.Início da diástole – fase de relaxamento isovolumétrico

As válvulas semilunares se fecham pelo peso do sangue que tenta refluir das artérias para dentro dos ventrículos, tem-se a segunda bulha cardíaca, referida como “tá” ou “lub”(2°. ruído na imagem). O volume de sangue dentro dos ventrículos não se altera

2.Final da diástole

O coração está despolarizado, recebendo o sangue do batimento cardíaco anterior

3.Sístole atrial ou auricular

A despolarização do NSA determina contração dos átrios, o que preenche totalmente os ventrículos com sangue, as válvulas átrio-ventriculares se fecham, gerando a primeira bulha cardíaca. Bulha se refere ao som gerado pela retração do tecido cardíaco e grandes vasos  e do sangue em turbilhonamento dentro dos grandes vasos, popularmente referido com “tum” ou “dub”.

4.Sístole ventricular – fase de contração isovolumétrica

Os ventrículos começam a se contrair, mas as 4 válvulas cardíacas estão fechadas. Neste momento os ventrículos geram força para vencer a pressão dentro do lado arterial (direito: tronco pulmonar, esquerdo: aorta). O volume interno dos ventrículos não muda.

5.Sístole ventricular – fase de ejeção

Neste momento os ventrículos geraram força suficiente para empurrar as válvulas semilunares o sangue deixa os ventrículos e consegue fluir para as artérias. No repouso, em um adulto, o volume ejetado é em torno de 70 ml de sangue.

Para visualizar cada etapa click no link abaixo:

Da atividade do ciclo cardíaco gera-se o débito cardíaco, ou seja, o pagamento que o coração faz para a circulação em sangue por um determinado período de tempo.

Débito cardíaco: o quê é isto?

Relacionado ao volume total de sangue (em mililitros) que o coração é capaz de colocar em circulação em um minuto.

Considerando-se que em repouso, o coração pode bombear 70 ml de sangue numa única batida e que em 1 minutoo bate 80 vezes (bpm), o débito cardíaco (DC) será de:

DC = 70 ml x 80 bpm = 5.600 ml,

ou 5,6 L de sangue/ min passam pelo coração

Qualquer fator que altere o volume ou a frequência cardíaca (FC) alteram o DC. Entre os fatores que alteram o DC temos a influência está o exercício físico.

Durante o exercício físico o DC pode aumentar de 5,6 L para 20 litros!!

E de onde provém este sangue?

Quando falamos de exercício físico devemos lembrar que fazemos exercícios ao correr para um ponto de ônibus quando estamos atrasados, quando corremos para procurar abrigo em uma chuva repentina, ou quando corremos atrás de um papel importante quando um vento mais forte sopra.

O exercício físico é uma situação onde os tecidos, em especial o muscular necessita de um aporte de sangue maior para oferta de O2 e retirada dos catabólitos produzidos, especialmente CO2. Desta forma o número de batimentos cardíacos aumenta, em conjunto com o volume de sangue.

Quanto ao aumento da FC é simples, se lembrarmos de que o SNA simpático é ativado na realização de exercícios, podemos explicar que uma quantidade maior de noradrenalina e adrenalina determinam despolarizações mais rápidas do miocárdio. Mas e o volume sistólico?

A medida que os músculos passam a trabalhar mais, contrair-se, eles gastam mais O2 e produzem mais CO2. O CO2 aumentado contribui para que os vasos sanguíneos relaxem e quando o sangue proveniente do coração chega aos tecidos aumenta a chance do O2 ser extraído dos tecidos e o CO2 ser depositado no sangue para retornar ao coração. Concomitantemente, o retorno de sangue para o coração é aumentado devido à contração de uma grande parte da musculatura estriada esquelética. As contrações espremem os vasos que irrigam os músculos,  aumentando o volume de sangue que pode ser retornado para o coração.

O maior volume de sangue que chega ao coração é expulso do mesmo por contrações mais vigorosas do músculo estriado cardíaco, assim o volume sistólico pode ser aumentado em conjunto com a FC, o que aumenta o DC. Como exemplo:

DC = 150 ml x 130 bpm = 19.500 ml ou 19,5 L

Uma pergunta que pode surgir, existe um máximo para aumentar a FC ?

Como uma curiosidade durante o exercício temos aumentos da frequência cardíaca e podemos seguir a regra abaixo, sendo um limite para pessoas abaixo de 40 anos em torno de 140 batimentos. Sempre levando em consideração que cada pessoa é uma e não devemos nunca forçar os limites de uma pessoa:

Segurança de um exercício máximo corresponde a 80% do máximo da FC      Máximo da frequência cardíaca

Por que existe um limite?

Para que o coração tenha eficiência em seus batimentos é importante que ele esteja repleto de sangue que retornou a ele do batimento anterior para que na próxima sístole ele ejete um volume de sangue adequado dentro dos vasos. É necessário certo tempo para que os ventrículos estejam repletos de sangue e consigam ejetá-lo. Assim, caso a FC aumente além do limite o que será colocado em risco é a eficiência do volume sanguíneo adequado para a nutrição dos tecidos, especialmente com a oferta de O2.

Haitiano Moise Joseph exausto após completar prova de 800m.

Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=7&sub=34