O que é a aterosclerose?

A aterosclerose é uma doença arterial caraterizada por uma infiltração de gorduras e inflamação na camada de células abaixo do endotélio das artérias de grande ou médio calibre devido ao acúmulo, principalmente, de lipídios levando a redução do calibre do vaso ou até a obstrução completa do mesmo.

Uma das principais causas da aterosclerose são as dislipidemias, alterações no metabolismo lipídico que levam a desregulação dos níveis de lipoproteínas e consequente desenvolvimento de doenças crônicas. Entretanto, para serem transportados dentro do organismo esses lipídios precisam, obrigatoriamente, estarem ligados a uma lipoproteína (LP) que é uma unidade funcional de transporte de lipídios no plasma.  As LP nutrem os tecidos com lipídios exógenos ou endógenos. Como LP exógenas temos o colesterol, os ésteres de colesterol, os fosfolipídios e os triglicerídeos obtidos através da alimentação (exógenos) ou as LP podem ser sintetizadas pelo próprio organismo (endógenos).

É importante ressaltar que os lipídios são essênciais para o adequado funcionamento dos organismos vivos, uma vez que, fazem parte da composição química das membranas celulares, participando da síntese de hormônios esteroides, vitamina D, ácido fólico; além de serem fundamentais para estocagem de tecido adiposo, utilizados como fonte de reserva energética e tecido acolchoado entre os órgãos, especialmente viscerais. O grande problema é o excesso, a obesidade, caracterizada pelo desequilíbrio energético entre alta ingestão alimentar e baixo gasto energético.

Existem vários tipos de LP classificadas de acordo com suas densidades:

VLDL (very low density lipoprotein) à LP de densidade muito baixa, são sintetizadas no fígado e compostas por proteínas e triglicérides.

IDL (intermadiate density lipoprotein) à LP de densidade intermediária, são resultantes das VLDL e encontradas em pequena quantidade da circulação pois são rapidamente transformadas em LDL. Transportam quantidades semelhantes de colesterol e trigliceríeos.

LDL (low density lipoprotein) à LP de baixa densidade, são provenientes do metabolismo das VLDL e tem a função de transportar o colesterol até as células periféricas.

HDL (high density lipoprotein) à lipoproteína de alta densidade, são sintetizadas no fígado e no intestino delgado e possuem proteínas, colesterol, fosfolípides e pouco triglicerídeos. Tem como função o transporte do excesso de colesterol dos tecidos, remoção do colesterol esterificado e das apolipoproteínas das células mortas.

Caso ocorra uma maior concentração de LDL maior a chance de uma doença cardiovascular. Esta LP, a LDL, apresenta facilidade em se aderir e migrar para  a camada abaixo do endotélio dos vasos. Neste local, a presença das LP favorecem a migração de algumas células do tecido imune e um processo inflamatório se instala, o que caracteriza uma placa de ateroma. A placa de ateroma atua como um ponte de resistência ao fluxo de sangue o que colabora para que a pressão arterial também se eleve.

Outro fator, a placa de ateroma pode se desprender da parede de um vaso de maior calibre. E depois, num ponto mais adiante do sistema circulatório, a medida que o calibre dos vasos fica menor, esta placa pode obstruir o fluxo de sangue, como um obstáculo que fecha a passagem do sangue.  Esta interrupção do fluxo de sangue determina falta de O2, isquemia do tecido. Os locais mais comuns que sofrem este tipo de isquemia são a circulação coronariana do coração (infarto do miocárdio) ou a circulação cerebral acidente vascular cerebral isquêmico (infarto cerebral).

Autores: Juliana Irani Fratucci de Gobb, Paloma Grazielle Bittencourt da Silva,
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=7&sub=38