Coração como bomba

Características morfofuncionais:

O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno (região mediastínica), ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado, pesando em torno de 250 a 400 gramas. Possui como principal função propelir o sangue através dos vasos, fazendo-o chegar a todas as células do organismo. Serve como uma bomba. Muito romantizado popularmente, já foi tido como órgão da emoção, já que ninguém fica impassível (indiferente) ao seu funcionamento em especial frente às emoções.  É o principal órgão que não esquecemos sobre o seu funcionamento.

(Abraço é o que nos deixa vivos)

O coração é dividido em 4 câmaras (ou cavidades), sendo as aurículas ou átrios na parte superior e de espessura delgada (fina), já os ventrículos na parte inferior são mais espessos:

Átrio direito: recebe o sangue da circulação sistêmica através da veia cava caudal (inferior) e veia cava cranial (superior).

Ventrículo direito: comunica-se com o átrio direito, dele parte o tronco pulmonar, que se dividirá em artérias pulmonares direita e esquerda, levando o sangue que chegou do átrio direito para a hematose nos pulmões, nele temos início a pequena circulação.

Átrio esquerdo: recebe através das veias pulmonares (quatro) o sangue que foi oxigenado nos pulmões.

Ventrículo esquerdo: comunica-se com o átrio esquerdo; propele o sangue para a artéria aorta, para que faça parte da grande circulação ou circulação sistêmica.

O coração possui um sistema de valvas (ou válvulas) que impedem regurgitação (ou refluxo) de sangue dentro do sistema cárdio-circulatório. Isto garante que o sangue tenha um único sentido dentro do sistema, favorecendo sua eficácia na distribuição de O2 e nutrientes. Quatro são as válvulas, duas que separam os átrios de ventrículos (átrio-ventriculares) e duas que separam os ventrículos das artérias (semilunares):

• Válvula átrio-ventricular direita: localizada entre o átrio direito e o ventrículo direito, evita o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio no momento da contração ventricular (sístole). É composta de três folhetos, sendo também chamada de valva tricúspide

• Válvula atrioventricular esquerda: localizada entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, evita o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio no momento da contração ventricular. Composta por dois folhetos, sendo chamada de valva mitral

• Valva semilunar pulmonar: encontra-se no tronco pulmonar, se fecha evitando o refluxo de sangue para o ventrículo direito no momento do relaxamento do ventrículo (diástole). Possui três folhetos.

• Valva semilunar aórtica: encontra-se na artéria aorta e impede o refluxo de sangue para o ventrículo esquerdo no momento da diástole ventricular. Possui três folhetos.

O bom funcionamento valvar é importante para o trabalho do sistema cárdio-circulatório pois após o fechamento das valvulas, o sangue não consegue voltar para a câmara anterior .

Se uma dessas válvulas não funcionar adequadamente é necessário tratamento medicamentoso ou mesmo cirúrgico.No Brasil o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia se tornou referência para investigação e pesquisa na área cardiovascular, colaborando no desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos, procedimentos, práticas e drogas. O Instituto foi pioneiro em desenvolver próteses valvares nos países da América do Sul.

Autores: Juliana Irani Fratucci de Gobb, Paloma Grazielle Bittencourt da Silva,
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=7&sub=33